Home Notícias Crise reduz venda de veículos e contratações em transportes

Crise reduz venda de veículos e contratações em transportes

Comentários desativados em Crise reduz venda de veículos e contratações em transportes
De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de caminhões novos caiu 43% nos primeiros cinco meses de 2015. Além disso, a indústria de implementos rodoviários, que comercializa roboques, semireboques e carrocerias sobre chassis, também apresentou retração de 40% no total de produtos emplacados entre janeiro e maio. O desempenho é um reflexo da crise econômica.
Menos caminhões em circulação significa que há menos cargas sendo transportadas, um sinal de que a produção e o consumo estão menores. Outro efeito aparece no mercado de trabalho.
No Paraná, por exemplo, até meados do ano passado, o crescimento na demanda pelo serviço de transportes, aliada à falta de mão de obra qualificada para o setor no Brasil, fez transportadoras contratarem motoristas colombianos. 
Conforme o presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), Gilberto Cantú, por enquanto, as contratações estão paradas. “Tem menos demanda e houve menor procura por esse profissional. É um reflexo! Não está se vendendo caminhão. Ninguém está ampliando ou renovando”, explicou. 
Segundo Cantú, esse foi um projeto piloto desenvolvido pelas transportadoras paranaenses, como alternativa para a falta de motoristas de caminhão qualificados no Brasil. Somente em 2014, 300 motoristas estrangeiros cadastraram os currículos junto ao Setcepar.
Gilberto Cantú disse que quando a economia recuperar e a demanda voltar a crescer, o projeto poderá ser retomado, em razão do preparo dos profissionais colombianos. “Com certeza, as empresas vão buscar por profissionais. Não é só para cobrir. É um profissional de qualidade que agrega para a transportadora”, destacou.
Cerca de 25 profissionais estrangeiros estão trabalhando somente na região da grande Curitiba, capital do Paraná. 
Fonte: Agência CNT de Notícias
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

23ª Copa Brasil de Kart tem sua programação divulgada para disputa em Aracaju

Segundo maior evento do kartismo nacional acontecerá entre os dias 20 e 30 de julho no Kar…