A Denza apresentou no Brasil sua tecnologia de recarga ultrarrápida Flash Charging, capaz de entregar até 1.500 kW por conector CCS2. A primeira demonstração oficial ocorreu nesta quinta-feira (28), durante o Festival Interlagos, em São Paulo.
Segundo a marca, o sistema pode elevar a carga da bateria de 10% para 70% em cinco minutos, adicionando até 400 quilômetros de autonomia. Em nove minutos, a bateria pode passar de 10% para 97%. A proposta é aproximar o tempo de recarga de um veículo elétrico ao período necessário para abastecer um carro convencional.

Outro diferencial está na capacidade de operação em condições extremas. Mesmo a -30 °C, o Flash Charging consegue levar a bateria de 20% a 97% em aproximadamente 12 minutos. O sistema também combina o carregador com baterias próprias para armazenar energia, permitindo fornecer alta potência ao veículo sem depender de que toda essa capacidade seja entregue simultaneamente pela rede elétrica.
A estrutura do equipamento utiliza formato em “T”, com polias suspensas que mantêm o cabo fora do chão e facilitam o acesso ao veículo pelos dois lados. O conector possui ainda um mecanismo que reduz o peso percebido durante o manuseio. A tecnologia também é compatível com Plug & Charge, que permite identificar automaticamente o veículo e iniciar a recarga sem a necessidade de aplicativo.

O primeiro carregador Flash Charging do Brasil será instalado na concessionária Denza de Brasília. A empresa prevê levar a tecnologia para sua rede e projeta a instalação de 1.000 carregadores no país até o fim de 2027.
O primeiro modelo da marca no mercado brasileiro compatível com o sistema será o Denza Z9 GT. O cupê elétrico tem três motores, 952 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. O modelo já é vendido no país por R$ 670 mil.
Além do Z9 GT, o sistema poderá ser utilizado pelo D9, minivan elétrica de sete lugares que terá pré-venda iniciada em breve no Brasil, com preço previsto de R$ 750 mil. O modelo utiliza bateria de 115 kWh e oferece autonomia de até 600 quilômetros.











