Home Notícias Estudantes de engenharia constroem veículos leves e robustos para Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Estudantes de engenharia constroem veículos leves e robustos para Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Comentários desativados em Estudantes de engenharia constroem veículos leves e robustos para Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Mais de 1,2 mil estudantes de engenharia, que representam 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos, estão em contagem regressiva para colocar à prova 76 veículos off-road. Estes irão disputar a 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, entre 5 e 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba/ SP. Em 2014, foram 72 equipes inscritas. 
A expectativa da comissão técnica para a competição deste ano é de crescimento ainda mais expressivo no nível técnico das equipes em razão do crescente aprendizado observado nos últimos anos, mesmo nos times mais novos, e da forte preocupação com a preservação do conhecimento nos grupos, resultando em projetos cada vez mais leves e robustos.
“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
 
Os Estados Unidos voltam a ser representados na Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, desta vez com equipe do Rochester Institute of Technology, de Nova York. 
Além dos EUA, a competição possui inscritas 22 equipes de São Paulo. Minas Gerais conta com 11 equipes, o Rio de Janeiro com 10, Paraná, sete, Rio Grande do Sul, cinco, Espírito Santo, quatro e Pernambuco, três. Já Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal possuem duas equipes cada. Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso e Piauí serão representados por uma equipe cada. 
Programação – As provas começam no dia 5, quinta-feira, com as inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas. Para o dia 7 estão previstas as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No mesmo dia, haverá apresentações de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado. Essa é a prova mais esperada e a única aberta ao público.
As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. 
21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Quando: de 5 a 8 de março de 2015. 
Onde: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba/ SP.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 
Dia 5 (quinta-feira) – Das 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. Das 10h30 às 19h – Inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 
Dia 6 (sexta-feira) – Das 8h às 19h – Inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. Das 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.
Dia 7 (sábado) – Das 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. Das 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. Das 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto.Das 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. Das 11h30 às 19h – Finais de apresentação de projetos. Às 19h – Briefingcom pilotos.
Dia 8 (domingo) – Às 9h15 – Formação do grid de largada.Das 10h às 14h – Enduro de resistência. Às 15h – Cerimônia de encerramento.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen anuncia atualizações remotas de software modelos ID.

Marca segue se transformando numa provedora de mobilidade orientada por software A Volkswa…