Home Notícias Filtro de óleo saturado pode contaminar todo o lubrificante e danificar motor

Filtro de óleo saturado pode contaminar todo o lubrificante e danificar motor

Comentários desativados em Filtro de óleo saturado pode contaminar todo o lubrificante e danificar motor

 

 
Projetado para reter as impurezas do sistema de lubrificação e proteger o motor do veículo, quando o filtro de óleo passa do prazo da troca pode comprometer e desgastar prematuramente as peças do motor.
 
A manutenção correta dos filtros automotivos – de ar, combustível e óleo – influencia diretamente no desempenho e na durabilidade do motor do veículo e no consumo de combustível. Componente de grande relevância para o  motor, o filtro de óleo retém as impurezas do circuito de lubrificação, provenientes do desgaste do motor, como partículas de metal, poeira e oxidantes. Juntamente, com o lubrificante, contribui de forma significativa para a preservação das peças móveis do motor. Por isso, é fundamental que os motoristas fiquem atentos com a manutenção preventiva de todo o sistema de lubrificação. “O principal problema apresentado no filtro de óleo é a saturação por tempo de uso. A substituição deve seguir rigorosamente a determinação da montadora do veículo”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Wix, marca da Affinia. 
 
Segundo Silva, quando saturado, o filtro de óleo pode dificultar a passagem do lubrificante e em caso de contaminação severa ocorrerá a abertura de uma válvula de segurança do filtro, permitindo a passagem do óleo sem filtragem. Isto trará sérios danos ao motor”, explica o gerente, acrescentando: “Trafegar com o filtro de óleo em más condições  e deixar o lubrificante com impurezas podem danificar componentes, provocando a troca prematura de peças. 
 
Ele ressalta também que o óleo sujo, quando ultrapassa a quilometragem permitida pelo fabricante, cria borra no motor e pode até fundi-lo. 
 
A recomendação é seguir o prazo especificado para a troca de filtros e lubrificante, segundo o fabricante, e efetuar o serviço em oficina especializada e de confiança. “Ao realizar a substituição é importante conferir os códigos dos produtos para verificar se tanto os filtros são compatíveis com o veículo, bem como óleo deve ser utilizado o específico para o automóvel”, finaliza.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Renault Group e Plug Power criam HYVIA, joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio

A HYVIA pretende contribuir para a descarbonização da mobilidade na Europa, posicionando a…