Promover o ensino das artes visuais de maneira aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social, além de garantir a crianças e jovens o direito de aprender. Esses são objetivos do projeto educacional “Aprendendo com Arte”, promovido pela Fundação Volkswagen, em parceria com o Instituto Arte na Escola e a secretaria de Educação de Carapicuíba, que acaba de chegar à cidade. No município paulista, o projeto formará 80 educadores, que devem multiplicar esses conhecimentos sobre artes para cerca de 2.400 alunos de escolas públicas. O “Aprendendo com Arte” é um dos dez projetos oferecidos pela Fundação Volkswagen, que há 36 anos coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil e tem a nobre missão de contribuir com a melhoria da educação pública e da qualidade de vida de comunidades Brasil afora.
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na quinta-feira (7/7), em Carapicuíba, com a presença do secretário de Educação de Carapicuíba, Gilberto Marcelino; da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; e da coordenadora do Instituto Arte na Escola (parceiro técnico da Fundação Volkswagen no projeto educacional), Roseli Alves.

Em Carapicuíba, a formação será oferecida de forma semipresencial: com encontros presenciais com os educadores e conteúdo on-line oferecido por meio da Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen. Uma novidade deste ano é o aumento da carga horária para 150 horas de treinamento, divididas em 56 horas presenciais e 94 horas a distância; o projeto foi lançado em 2015 com 85 horas de formação, sendo que 56 horas eram presenciais e 29, a distância.
“O ‘Aprendendo com Arte’ forma educadores para que multipliquem os conhecimentos sobre as artes de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. Dessa forma, com um trabalho baseado na ética e responsabilidade social, a Fundação Volkswagen incentiva a utilização da arte e da cultura como importante recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão, despertando nos alunos a consciência crítica e a cidadania”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
“A Fundação Volkswagen oferece sete projetos de Educação – entre os quais o ‘Aprendendo com Arte’ – e três de Desenvolvimento Social. Para ampliar sua atuação, a Fundação Volkswagen faz parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). A nossa intenção é trabalhar fortemente para que nossos projetos influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Fundação Volkswagen tem parceria com o Instituto Arte na Escola
Para oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, a Fundação Volkswagen conta com o parceiro técnico Instituto Arte na Escola, especializado em artes. O Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação social que incentiva e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil. As ações de formação são oferecidas por 39 Polos localizados em universidades e instituições de ensino conveniadas em 19 Estados, formando a Rede Arte na Escola. Outra atuação do instituto é a oferta de materiais educativos para o professor em sala de aula. Saiba mais no site www.artenaescola.org.br.
“Nós, do Instituto Arte na Escola, estamos muito confiantes nesta parceria com a Fundação Volkswagen e a secretaria de Educação, em um sentido de capacitar um número cada vez maior de professores em diversas linguagens da arte, tais como artes visuais, música, teatro e dança, sabendo que o ensino das artes é de suma importância para que o potencial criativo do aluno se manifeste. Sabemos hoje que as capacidades de criatividade e inventividade estão entre as mais valorizadas no mercado de trabalho do século 21. E é nesse sentido que o projeto ‘Aprendendo com Arte’ ganha ainda mais importância”, afirmou a presidente do Instituto Arte na Escola, Evelyn Berg Ioschpe.