Home Notícias Governo do Piauí anuncia modernização do Metrô de Teresina

Governo do Piauí anuncia modernização do Metrô de Teresina

Comentários desativados em Governo do Piauí anuncia modernização do Metrô de Teresina
O secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), uma equipe do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para discutir a obra de modernização do metrô de Teresina. Segundo o secretário, em até 60 dias, será lançado o edital para contratação de empresa para execussão da obra. O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 454 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e de operações de crédito realizadas pelo Governo do Estado.
 
Guilhermano Pires destaca que o projeto de modernização do metrô da capital inclui a revitalização da linha já existente, com recuperação dos trilhos e dormentes; modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação e o fechamento de toda a faixa metroviária, impedindo, com isso, o acesso de pessoas e animais, evitando acidentes.
 
“Além da recuperação, será feita a duplicação da linha férrea; construção de três novas estações de embarque e desembarque, uma no Mafuá, no São João e outra próxima à Rua Goiás. Está prevista ainda a reforma das estações já existentes e a aquisição de novos veículos, que serão Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), em substituição ao trem utilizado atualmente”, explica o secretário.
Guilhermano destaca ainda a existência de um projeto em tramitação, junto à Companhia Metropolitana de Trens, para a ampliação da linha férrea, interligando Teresina, Altos e Campo Maior.
O secretário acredita que a obra será um marco no desenvolvimento do Piauí. “Essa nova estrutura trará uma melhora significativa no sistema de transporte público da capital, com o aumento na capacidade de transporte de passageiros e mais rapidez no deslocamento”, afirma.
Segundo Antônio Sobral, diretor técnico do metrô de Teresina, a reforma visa implantar um sistema metropolitano eficiente, que tenha maior capacidade de tráfego, com a aquisição de oito novos veículos. “Com os novos trens, o trecho pode transportar até 50 mil passageiros por dia e reduzir significativamente o tempo de percurso. A modernização também prevê novos projetos para o financiamento de futuras ampliações do metrô, com a implantação de linhas para as regiões Sul, Norte, Leste e Timon”, revela Sobral.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Continental amplia oferta de pneus autosselantes no mercado brasileiro

Solução atende quase todos os furos causados por objetos de até 5 milímetros de diâmetro e…