A Hyundai Motor Brasil tornou-se signatária do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa tem como objetivo incentivar empresas que atuam no país a assumirem, de forma voluntária, um compromisso público com a integridade nas relações empresariais. Com essa adesão, a companhia reafirma seu engajamento com a probidade e sustentabilidade de suas práticas, por meio do fortalecimento contínuo de seu Programa de Ética e Compliance. Entre as ações previstas pela empresa, estão autoavaliações periódicas, mapeamentos de risco, aprimoramento contínuo do canal de denúncias, além da identificação de novas oportunidades de melhoria em seus processos e controles.
“Se tornar signatária desse acordo de integridade desenvolvido pela Controladoria-Geral da União representa uma mensagem forte e assertiva da Hyundai a todo o mercado. Esta iniciativa reafirma o propósito da marca em estabelecer uma cultura organizacional cada vez mais transparente e sustentável, alinhada às melhores práticas de governança corporativa. É motivo de orgulho anunciar mais esse passo importante da Hyundai em prol da ética no ambiente de negócios, o qual reforça o compromisso da empresa com o nosso Programa de Ética e Compliance e com a transparência nos negócios junto aos clientes, colaboradores e parceiros comerciais”, afirma Odair Passos, diretor-adjunto de Governança Corporativa da Hyundai Motor Brasil.
A iniciativa da Hyundai é pioneira no setor, e faz dela, até o momento, a primeira e única fabricante de carros do país a se tornar signatária. Com a adesão ao Pacto Brasil, a marca renova também seu compromisso em atuar sempre com base na ética, na preservação ambiental e no respeito aos direitos humanos e trabalhistas, e espera o mesmo comprometimento de todos seus fornecedores e parceiros comerciais. Com isso, a fabricante também dá mais visibilidade ao engajamento da marca com a ética e a transparência nos negócios.
Em 2024, a Hyundai Motor Brasil já havia se tornado signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. O documento representa o compromisso voluntário assumido por empresas públicas e privadas, em torno do objetivo comum de promover uma sociedade mais íntegra e ética, onde não haja espaço para práticas de corrupção. O Pacto foi lançado em 2006 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com UniEthos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global.