• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 5 dez. 2022

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

Instituto Árvore da Vida e AVSI Brasil entregam novo espaço de coworking

O ambiente conta com computadores, internet, impressora, salas de reunião e outras ferramentas para promover o fortalecimento das organizações da sociedade civil locais

Os moradores do Jardim Teresópolis, localizado em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, acaba de ganhar uma sala de coworking aberta ao público da comunidade. O espaço é uma iniciativa do projeto Árvore da Vida, programa social apoiado pelos parceiros Stellantis e Fundação Banco do Brasil desde janeiro de 2021.

A proposta do projeto é fortalecer as ações das OSCs locais como um espaço de referência, que se chamará “Colheita”, capaz de proporcionar um ambiente inédito comunitário para diversas atividades, como reuniões, desenvolvimento de projetos, encontros, oficinas etc.

 

“A sala de coworking foi montada na sede da Árvore da Vida, que funciona em um galpão de aproximadamente 200 metros quadrados. A infraestrutura conta com sala de reunião, computadores, internet, impressora, entre outras ferramentas. O espaço também foi criado pensando na colaboração e cooperação entre lideranças da região para promover o trabalho entre organização, programa e parceiros de forma sinérgica”, destaca o coordenador de Projetos Sociais da Stellantis, Fernando Elias.

Lideranças comunitárias

Junto com a entrega do novo espaço de coworking, está sendo finalizada uma formação profissional para 30 lideranças comunitárias, de 15 organizações, sobre governança, gestão e elaboração de projetos sociais, ministrada pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), uma associação privada sem fins lucrativos. Dentre essas organizações, certificadas em dezembro, dez projetos escolhidos receberão um aporte financeiro para sair do papel e serem realizados.

 

 

Para o diretor executivo de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Rogério Biruel, o novo coworking possui ambiente e ferramentas que facilitarão o desenvolvimento de ações de inclusão social no Jardim Teresópolis, em Betim (MG). “Juntamente com os parceiros Stellantis e AVSI Brasil, estamos cumprindo o propósito da Fundação BB ao transformar realidades de muitas famílias da região, oferecendo oportunidades para a inclusão de jovens no mundo da aprendizagem, do conhecimento e do trabalho, e capacitando organizações da sociedade civil locais para que possam atuar de forma efetiva em suas comunidades”, destaca o diretor.

As instituições/ONGs que fazem parte do Jardim Teresópolis foram capacitadas para escrever um projeto para ser financiado. Ao todo, 15 organizações da comunidade foram selecionadas para participar da primeira fase de treinamento, focado em gestão de projetos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da efetividade e do impacto social das organizações. A última fase prevê o financiamento de dez iniciativas a serem apresentadas pelas organizações participantes, de acordo com um edital que será aberto.

Ainda, segundo o coordenador de Projetos Sociais da Stellantis, serão investidos cerca de R$200 mil para a realização desses projetos.

 

Transformação social

Criado em 2004, o Árvore da Vida é um projeto de responsabilidade social que conta com a parceria da Stellantis, da Fundação Banco do Brasil e de outros atores para promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de ações socioeducativas, e a capacitação profissional de jovens e adultos na comunidade do Jardim Teresópolis, no município de Betim, em Minas Gerais.

Realizações

Mais de 25.000 pessoas já foram beneficiadas pelo projeto entre 2004 e 2022. Entre os principais resultados alcançados nos últimos dois anos, estão diversas oficinas das mais diferentes áreas para os moradores, apoio para as famílias com informações sobre desenvolvimento infantil, mobilização e entrega de doações ao longo ano, distribuição de cartão alimentação, entre outros.

Desde 2019, por exemplo, o time de Design da Stellantis vem desenvolvendo uma ação voluntária junto aos alunos do Árvore da Vida por meio de oficinas de desenho, entre outros projetos. Além disso, desenvolveu juntamente com Cooperávore, cooperativa de moda sustentável também do Jardim Teresópolis, novas estampas para a coleção de aniversário dos 15 anos da cooperativa. O projeto conquistou a premiação máxima com o troféu Better Project do prêmio nacional “Design for a Better World”, organizado pelo Centro Brasil Design.