O Jaguar XE, mais novo esportivo da marca britânica de veículos de luxo, acaba de ser revelado pela primeira vez ao público em um evento promovido às margens do Rio Tâmisa, em Londres.
O XE será comercializado em diversos países do mundo a partir de 2015, com a versão XE S focada em performance como a topo de linha. Nesta configuração, o modelo conta com motor V6 de 3.0 litros e 340 cv de potência, que geram impressionantes 450 Nm de torque. Em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais por “borboletas” localizadas na parte de trás do volante, o veículo sai da imobilidade e alcança as 100 quilômetros por hora em apenas 5,1 segundos. A velocidade final é limitada eletronicamente em 250 quilômetros por hora.
Para Kevin Stride, diretor e produção do Jaguar XE, “a marca está se posicionado como líder na construção de veículos premium com estrutura em alumínio. Tal característica permite ao XE oferecer uma incrível mistura de agilidade e refinamento, somente encontrados antes em veículos acima de seu segmento”.

A estrutura em alumínio do Jaguar XE é a primeira a ser desenvolvida nos novos padrões de arquitetura modular de veículos da Jaguar Land Rover, que definiu novos padrões de dirigibilidade dentro do segmento de sedãs médios. A distância entre-eixos e a posição baixa de direção oferecem incrível esportividade.
“Nossa missão era criar um design marcante, que identificasse o XE como um carro sério e imponente. Suas linhas dianteiras e laterais e suas perfeitas proporções conseguem transmitir a sensação de movimento mesmo quando o modelo está parado. Ele traz consigo uma forte semelhança com a família F-TYPE que o faz, sem esforço, se destacar em na multidão”, disse Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar
Por ser focada em performance e esportividade, a versão S traz como diferencial grandes entradas de ar frontais, aberturas laterais com acabamento cromado, um pequeno aerofólio traseiro e rodas que podem ter até 20 polegadas, tudo para que a potência do motor V6 de 3.0 litros seja aproveitada ao máximo.

O XE é o primeiro Jaguar a ser equipado com o sistema de direção com assistência elétrica, desenvolvido para proporcionar respostas rápidas e extremamente fiéis aos comandos do motorista. O sistema também permite maior economia de combustível em comparação com a direção hidráulica tradicional.
O modelo será produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no interior da Inglaterra, que recentemente recebeu investimentos de £ 1,5 bilhão no desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, inteligentes e de alta tecnologia. Esses investimentos ajudaram a criar cerca de 1.700 postos de trabalho na unidade.
O Jaguar XE é o primeiro veículo do mundo a ser equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC). Desenvolvido com base em décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de condução off road, o ASPC funciona como um cruise control em velocidades reduzidas.

O novo sistema de entretenimento do Jaguar XE oferece as mais recentes tecnologias em conectividade automotiva. Tudo gira em torno da tela touchscreen de oito polegadas, que traz uma clara e intuitiva interface gráfica, além de rápida resposta aos comandos.
A versão XE S será oferecida juntamente com outras versões do modelo, equipadas com motor 2.0 litros de quatro cilindros, com transmissão automática de oito velocidades. O Jaguar XE deverá se posicionar como modelo abaixo do já renomado XF, e completa a linha de sedãs da marca, que também conta com o topo de linha XJ.
Detalhes completos da linha completa do XE será anunciado no Salão Internacional de Paris, em outubro.
