Uma das peças-chave para a consolidação da montadora sul-coreana no circuito verde, o Kia Niro faz sua estreia na América Latina durante o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo..
O mercado de subcompacto CUV é dos segmentos que mais cresce no mundo e o Kia Niro traz um pacote ainda mais prático e exclusivo para os consumidores. O modelo é mais um introduzido pela Kia Motors EcoDynamics, e embora tenha precedentes da mobilidade limpa, como o Kia Optima híbrido e o Kia Soul EV, é o primeiro modelo da marca montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes.
Design “Un-Hybrid” – Desenvolvido nos Centros de Design da Kia em Irvine, na Califórnia, e Namyang, na Coreia, o Kia Niro foi projetado para demonstrar aos consumidores da marca que não é preciso sacrificar um veículo envolvente ou de utilidade funcional em nome da eficiência. A linguagem de design do modelo forte e confiante com superfícies sutilmente esculpidas e compensadas com sinais mais robustos é atípica para um veículo híbrido.

As baterias de alta tensão localizadas sob os assentos traseiros também contribuem com o espaço de carga e da cabine. Além de espaço e conforto que garantem um ambiente agradável a todos os ocupantes do veículo, os engenheiros da Kia não mediram esforços para desenvolver um isolamento acústico eficiente para a estrutura frontal do veículo, com foco na suspensão e vedação com espumas. Vale acrescentar que o para-brisa acústico e espelhos laterais foram projetados de forma a minimizar o ruído do vento.
A nova plataforma do Niro foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain híbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve e durável com 53% de aço de alta resistência (AHSS). O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez a torções.
Powertrain híbrido – O Kia Niro traz um powertrain eficiente e envolvente começando com um Kappa 1.6 litro GDI de quatro cilindros totalmente novo e projetado especificamente para aplicações híbridas. Ao desenvolver 103 cavalos de potência, o novo motor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape (EGR) para maximizar a eficiência.
As emissões são melhoradas por meio do sistema de recuperação de calor do escape do Kia Niro. O motor de tração de 43 hp, conhecido como o dispositivo elétrico montado na transmissão (TMED), trabalha em conjunto com o motor à gasolina para produzir um desempenho robusto de 146 cavalos de potência e 195 lb-ft de torque.
Toda a potência do modelo é transmitida por meio de um recém-desenvolvido projeto de transmissão de seis velocidades e dupla embreagem (DCT), que não só aumenta a eficiência como também trata-se de um fator chave para a grande experiência de condução do Niro.
A transmissão oferece suaves e rápidas mudanças de marcha e todo o sistema traz no conjunto uma bateria de 1,56 kWh de lítio-íon polímero leve e compacta, localizada sob o banco traseiro. A bateria de alta tensão permitiu ao time de engenharia da Kia Motors o uso de um motor menor para maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de gases.