A Jaguar apresenta hoje em seu estande no Salão de Frankfurt seu mais novo veículo. O F-PACE é um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, características renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinâmica incomparável e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia.
Com influências do F-TYPE, o veículo é o primeiro crossover da história da Jaguar e foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.
A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com trazem grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED e os vincos do capô reforçam o aspecto moderno e agressivo do modelo.
O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecáveis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.

“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o novo F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece todo o espaço interior esperado – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
O espaço traseiro para os pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 650 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que faz com que o F-PACE seja o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzirem ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.
O modelo foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE. No mercado brasileiro estarão disponíveis, em um primeiro momento, a versão diesel com motor 2.0 de 180 cv e duas opções de motor a gasolina, ambas 3.0 V6 com 340 ou 380 cv de potência.
Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.
O novo Jaguar F-PACE vem equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch de série. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dossmartphones e tablets.
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O sistema ainda pode ser equipado com um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surroundúnica.
A segurança do pedestre também foi um importante ponto no desenvolvimento da estrutura do F-PACE. A parte frontal do veículo foi desenvolvida para ser rígida o suficiente para garantir a segurança de seus ocupantes e, num eventual impacto com o pedestre, a estrutura irá se deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente, minimizando o risco de lesões mais sérias.
O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o motor, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.