A Peugeot recebeu a imprensa especializada em Aquiraz (CE) para apresentar o Novo 208. A linha 2017 do hatch compacto premium consagra o i-cockpit como o grande diferencial da marca no mercado e expressa de forma fiel a nova fase da empresa e a mudança pela qual passou seu portfólio de produtos: atualmente é a mais moderna gama de automóveis já oferecida pela montadora no Brasil.
O i-Cockpit propõe uma ruptura com o tradicional conceito do posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos. Ainda internamente, o Novo 208 renovou totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou despercebido pela Marca.

Além do Novo 208 a Peugeot trás também para o país o 208 GT, versão que a marca denomina como sendo “o hot hatch compacto nacional mais emocionante e divertido do país”. Equipado com o reconhecido e multipremiado motor turbo THP de 173 cv de potência máxima, alia alto desempenho – com aceleração de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer de dirigir absolutamente único.
A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.

Na linha 2017, o Novo 208 ganha a apimentada versão GT, onde a Peugeot retoma o universo do hatches esportivos com um modelo que é o único do segmento equipado com o motor turbo THP de 173 cavalos de potência.
Seu visual é arrebatador. De estilo dinâmico e agressivo, esse autêntico hot hatch é rico em detalhes, realçados pela nova roda de alumínio diamantada de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.
O ambiente interno exclusivo destaca o tom escuro do painel e elementos na cor vermelha presentes inclusive no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro e vermelho perfurado com marcação do “Zero”,inserto cromado e placa GT.

O interior esportivo e exclusivo se completa com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.
Com esse pacote, o consumidor está imerso em um universo próprio antes mesmo de dar a partida. Ao fazê-la, seus sonhos se cristalizam em uma experiência única de condução: o i-Cockpit, a central multimídia de nova geração e principalmente o alto desempenho de motor turbo THP de 173 cv, que confere uma aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (etanol).
O Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.
Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.
i-Cockpit: para uma direção intuitiva e divertida

O conceito do i-Cockpit é tão inovador e único que virou uma marca registrada mundial da Peugeot. Presente em toda a linha do Novo 208, ele diferencia os modelos da PEUGEOT dos demais veículos ao romper com o tradicional conceito do posto de condução. Nele, a Peugeot coloca o motorista em uma posição diferente da usualmente conhecida, permitindo que ele desfrute do comportamento dinâmico, esportivo e seguro, sem deixar de lado o conforto que o novo compacto oferece.
Nesta arquitetura, o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante de pequeno diâmetro. Com base achatada e em posição mais baixa, o equipamento reforça ainda mais o carácter inovador e divertido de dirigir o modelo. O terceiro pilar do i-Cockpit é formado por uma das centrais multimídia mais modernas do mercado. Bem ao alcance das mãos, o equipamento é destaque em tecnologia, no qual a concepção do modelo se apoia tão fortemente.

Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança, conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração.
A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções O sistema permite o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos PEUGEOT esta funcionalidade chama-se MirrorScreen,
Outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
Novo motor Puretech 1.2 de três cilindros: o mais econômico do Brasil

O Novo 208 não está somente à frente de seu tempo em relação a sua arquitetura interna e oferta de equipamentos de série mais completa do segmento. Na linha 2017, o modelo estreia o novíssimo Puretech 1.2l de três cilindros, que já chega sendo o mais econômico do Brasil. A escolha desse propulsor permitiu, além do cumprimento dos requisitos de redução de emissão de poluentes preconizados pelo programa Inovar Auto do Governo Federal, manter-se alinhado ao posicionamento de qualidade e sofisticação da Marca. Por se tratar de um motor que combina como poucos performance e consumo, proporciona conforto e prazer em dirigir.
Assim, o Puretech 1.2l apresenta o mais baixo consumo de combustível entre todos os propulsores de 3 cilindros do mercado brasileiro. Ele é até 37% mais econômico na cidade em relação ao 1.5l de 4 cilindros, 25% mais eficiente em média comparado aos concorrentes em uso urbano e em torno de 15% no rodoviário, quando abastecido com etanol.
O novo motor produz 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (127 N.m de torque a 2.750 rpm). Na gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 120 N.m de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do veículo.

Já a configuração intermediária utiliza o motor EC5, que já equipava o 208. Trata-se do 1.6l 16V aspirado, dotado da tecnologia Flexstart, que dispensa o uso do reservatório adicional para partida a frio. Esse propulsor está atrelado à caixa manual de 5 marchas ou transmissão automática sequencial de 4 velocidades. Ele gera 122 cavalos de potência máxima a 5.800 rpm, utilizando etanol (161 N.m de torque a 4.000 rpm). Na gasolina, seus números são 115 cavalos de potência máxima a 6.000 mil rpm e 152 N.m de torque a 4.000 rpm. Esse motor teve uma grande evolução no sistema de lubrificação, com a utilização de um óleo mais eficiente, que permitiu melhorar a performance e reduzir o consumo de combustível.
Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, essa motorização dispõe do GSI, que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada para garantir um menor consumo de combustível. Outra importante função do conjunto é o programa EcoDrive. Atrelado ao câmbio automático, quando ativada o condutor poderá perceber um funcionamento mais suave para reduzir o consumo de combustível. A economia de combustível pode chegar a até 7% em uso urbano. No painel de instrumentos, identifica-se a função pelo pictograma “ECO”.
Para a versão topo de gama, a Peugeot reservou a nova geração do motor turbo THP 1.6l Flex, que produz potência de 173 cavalos a 6.000 rpm (no etanol) e 166 cavalos quando abastecido com gasolina, reproduzindo o mesmo torque na mesma faixa de giro (240 Nm a 1400 rpm). Esse propulsor faz uso da tecnologia de injeção direta e, devido à própria pressão do combustível, elimina a necessidade de qualquer sistema auxiliar para partida a frio. Ele teve sua taxa de compressão aumentada para alcançar maior potência com etanol, além de ter a bomba de combustível alterada para funcionar com este combustível. O motor está associado a uma caixa manual de 6 marchas.
O Novo 208 está disponível em seis versões de acabamento: Active e Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual;Allure equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure com motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, equipada com motor 1.616V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades. Todas as versões trazem a lista de equipamentos de série mais completa do segmento.