Propor alternativas e soluções para o tráfego entre as zonas Sudeste e Centro/Sul da cidade. Com esse objetivo, a Prefeitura de Teresina está investindo R$ 66.131.869,01 na construção da ponte da Avenida Gil Martins, que interligará a Avenida José Francisco de Almeida Neto (Avenida Principal do Dirceu) e a Avenida Gil Martins.
“A ponte interligará diretamente as zonas Sudestes e Sul de Teresina, diminuindo o percurso e solucionando os problemas de tráfego na BR 343. Os moradores da zona Sudeste terão também acesso facilitado ao centro de Teresina, evitando o trânsito pelo anel viário da Avenida Miguel Rosa, e à zona Leste, por meio do prolongamento da Avenida Cajuína, reduzindo o tráfego pela Ponte Wall Ferraz”, explicou Márcia Santos, superintendente de Desenvolvimento Urbano da Zona Sudeste de Teresina.

Segundo a superintendente, a obra da ponte da Avenida Gil Martins contempla também o prolongamento das avenidas José Francisco de Almeida Neto (Principal do Dirceu, zona Sudeste), Cajuína (zona Leste) e Gil Martins (zona Sul).
“O projeto foi concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) e está sendo executado pela SDU Sudeste. A obra está em fase de estabelecimento de fundações da ponte da Avenida Gil Martins. Esse trabalho não aparece muito, mas é ele quem garante a segurança da estrutura. Usamos, nessa obra, tubulões de ar comprimido, com até 16 metros de profundidade. É essa fundação, indicada para pontes em função da natureza do solo e da abundância de água, que garantirá o uso prolongado e seguro dessa intervenção urbana. A finalização da obra está prevista para janeiro de 2016 e representará uma melhora sensível no trânsito da cidade, resolvendo problemas de mobilidade urbana e interligando as zonas Sudeste, Leste e Centro/Sul de Teresina”, concluiu Márcia Santos.