A PSA Peugeot Citroën apresenta a partir de hoje, na 10ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, em São Paulo, um de seus principais projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas no setor automotivo: os carros de passeio com sistema híbrido diesel HYbrid4 (com motores a diesel e elétrico).
O Salão, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na cidade de São Paulo, apresentará novas tecnologias em estudo para uma mobilidade mais sustentável, como os veículos híbridos, plug-in e elétricos, além de novidades em células de hidrogênio e de íons-lítio e as alternativas que tornam as cargas das baterias mais duráveis.
O modelo Peugeot 3008 HYbrid4, que já é comercializado na Europa, está no Brasil para testes desde 2012. Ele fica sob a responsabilidade de especialistas do Latin America Tech Center – o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design do Grupo PSA na região, com sede no Brasil – que pesquisam soluções para um futuro mais sustentável para a mobilidade.
Entre os inúmeros testes, o Peugeot 3008 Hybrid4 rodou no país abastecido de maneira inédita com o biodiesel B30. A utilização de biodiesel, em uma mistura B30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum) torna ainda mais eficiente o já reduzido nível de emissões de CO2 dos carros HYbrid4. Eles apresentaram emissões de apenas 75g de CO2/km rodando com o biodiesel brasileiro (considerando toda a cadeia de produção, logística e utilização do combustível), contra 99g com diesel normal.
HYbrid4 da PSA Peugeot Citroën: Tecnologia inovadora e reconhecimento internacional

Com o sistema de tração HYbrid4, a PSA Peugeot Citroën lançou o desafio de conjugar os desempenhos ambientais de um motor térmico a diesel com as vantagens da propulsão elétrica: uma revolução em termos de redução de consumo e de emissões.
Apresentada mundialmente no Peugeot 3008, no fim de 2011, a tecnologia híbrida diesel HYbrid4 já integra, atualmente, também versões dos DS5 e Peugeot 508 e 508 RXH comercializadas na Europa. Apesar de recente, esta inovação já ganhou reconhecimento internacional, acumulando conceituados prêmios, como o Goldenes Lenkrad (“Volante de Ouro”, na categoria Meio Ambiente), das revistas alemãs Auto Bild e Bild am Sonntag, o Family Car of the Year (com o 3008 HYbrid4), do programa inglês Top Gear, e o Prêmio Paul Pietsch, do grupo editorial Motor Press.
O HYbrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, sem ligações mecânicas entre as partes dianteira e traseira, e essa configuração proporciona uma vantagem efetiva em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2, permitindo ainda ganho de potência e, sobretudo, tração integral das quatro rodas. Este gênero de tração nas quatro rodas permite que o condutor se beneficie de todas as vantagens deste tipo de sistema, como a segurança reforçada em caso de situações de baixa aderência do piso, sem seus inconvenientes (peso e aumento do consumo).