Antes de pegar estrada nessas férias, é importante que o carro passe por revisão. Quando o veículo é blindado, essa checagem deve ser ainda mais rigorosa.
“Mais do que as condições insatisfatórias de muitas estradas brasileiras, fatores climáticos, como temperaturas elevadas, podem afetar componentes do veículo, inclusive a blindagem. Para evitar dores de cabeça justamente no período de descanso, é importante revisar o carro antes de qualquer passeio”, orienta Fábio Rovêdo de Mello, da Concept Blindagens, de São Paulo.
Além do balanceamento e alinhamento do veículo, itens como pastilhas de freio e suspensão, que em veículos blindados sofrem desgaste maior, precisam ser avaliados, assim como itens de segurança, como funcionamento de airbags e das travas elétricas.
A revisão também deve ser feita nos vidros blindados e respectivos sistemas de acionamento, assim como, nos filmes que compõem o “pacote da transparência balística”. “Nessa checagem, se observa não apenas indícios de desgaste e outros fatores que interferem na segurança, como também a integridade ótica da área transparente do carro”, explica o executivo da Concept. Itens como tampa do porta-malas, principalmente das SUVs, também merecem criteriosa revisão, já que “com o tempo, os amortecedores do mesmo sofrem um desgaste natural e necessitam ser substituídos, não só em vista do conforto, mas também em nome da proteção”, esclarece Mello.
Na empresa, a revisão de férias demora, em média, um dia, e engloba a verificação de fixações dos revestimentos internos, sistema de ar condicionado, travas das portas, vidros e seus acionadores, além de outros itens da manutenção de carro, como torque das rodas, verificação básica da mecânica, níveis de óleo, entre outros.
Proprietários de blindados devem ficar atentos não apenas antes de pegar a estrada, mas nas condições de dirigibilidade também. Lombadas não sinalizadas, imperfeições na pista e pedregulhos que escapam do asfalto podem impactar os vidros, causando desajustes, desalinhamentos e até fissuras que afetam a blindagem.
“Ao perceber estradas nessas condições, cabe ao motorista reduzir a velocidade e ampliar a atenção, para que o blindado não sofra avarias. Com essa atenção, o proprietário de blindado poderá ter uma viagem tranquila e segura”, diz Mello.
Para quem tem um blindado, a revisão deve ser feita somente por empresas credenciadas e com profissionais capacitados para realizar o serviço. Empresas como a Carblin e a Reblind, ambas de São Paulo, são especializadas nesse tipo de serviço. Uma consulta à Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) também é interessante para esclarecer qualquer tipo de dúvida ligada à revisão de blindados.