• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 2 dez. 2016

Saiba qual a melhor postura do motorista ao dirigir

Saiba qual a melhor postura do motorista ao dirigir
Manter a melhor postura em todas as atividades que se exerce, todos sabem, é fundamental para a saúde. Mas é importante saber também que, quando se dirige um veículo, a postura correta é igualmente importante para garantir a segurança, já que permite ao condutor uma reação mais rápida em qualquer imprevisto e, ainda, a manter o controle do veículo.
Para evitar os incômodos das dores na coluna, em especial aos que passam longas horas ao volante, e também para a segurança, é indispensável aos condutores que alguns conselhos sejam seguidos.
O primeiro deles é: sente-se em posição confortável, com as pernas ligeiramente flexionadas e a coluna totalmente em contato com o encosto. Lembre-se: a perna esquerda esticada deve acionar até o final o pedal da embreagem. Para dirigir na postura correta, fique atento à altura do volante, já que as pernas não podem ficar muito próximas a ele. É importante que o volante seja regulado numa posição que permita ao condutor enxergar todo o painel do veículo.
Assim como as pernas, o posicionamento e movimentação correta dos braços e das mãos contribuem para uma boa postura ao dirigir. Desse modo, o cotovelo deve ficar levemente flexionado quando o condutor segura o volante. E para a melhor posição das mãos, imagine um ponteiro de relógio no volante e posicione-as como se fosse 10h10.
Para a proteção do pescoço, o encosto de cabeça é indispensável, já que evita uma movimentação exagerada tanto do pescoço quanto da cabeça na eventualidade de uma colisão traseira e, consequentemente, lesões na coluna cervical. Aconselha-se que a altura do encosto esteja regulada no centro posterior da cabeça ou até 3 centímetros acima.
A regulagem dos espelhos retrovisores influencia também a boa postura dos condutores. O retrovisor interno deve estar bem centralizado e visualizar todo ambiente da parte de trás do carro. O ajuste deve ocorrer somente após a regulagem do banco do motorista e ele deve estar acertado de modo que não haja necessidade de mover a cabeça para enxergá-lo, apenas de desviar o olhar.
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária