• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 16 set. 2014

Semana Nacional do Trânsito – Dicas de segurança

Semana Nacional do Trânsito – Dicas de segurança

 

 
Entre os dias 18 e 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. A finalidade deste projeto nacional é conscientizar a sociedade de como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes capitais. 
 
Aproveitando a proximidade da data, o Grupo GR, empresa do segmento de segurança privada, dá dicas para prevenção de assaltos em diversas situações, entre elas, no trânsito, com a finalidade de prevenção, indicando como as pessoas podem evitar assaltos paradas no trânsito, na estrada e até quando estacionam o carro. As dicas foram selecionadas pelo especialista em segurança e também gerente geral de operações do GRUPO GR Samuel Washington. 
 
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
 
– Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.
 – Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa. 
– Mantenha seu veículo em bom estado, efetuando semestralmente uma manutenção preventiva, desta forma evitará que fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica.
 – Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, tenha à mão um guia/GPS ou faça um mapa do local. 
– Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo. 
– Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.
 – Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem. 
– Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
-Não deixe os seus documentos no porta-luvas.
– Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.
– No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar. 
– Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.
 – Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).
 – Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.
 – Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas. 
– Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets . 
– Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações. 
– Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado. 
– Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado(a). 
– Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.
– Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. 
– Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos. 
– Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
– Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
– Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar. Se você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial. 
 
ATENÇÃO: Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.