• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 16 out. 2014

Subaru leva WRX e WRX STI para o Salão do Automóvel de São Paulo

Subaru leva WRX e WRX STI para o Salão do Automóvel de São Paulo

 

 
 
 
Flávio Figueredo
São Paulo *
 
 
A Subaru reuniu a imprensa especializada em São Paulo para mostrar o que a marca vai levar para o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembiem. O destaque será para o sedan esportivo WRX e WRX SI, que serão apresentados pela primeira vez ao público brasileiro.
 
O novo WRX tem motor Boxer 2,0 litros turbo, com injeção direta (DIT) e 268 cv de potência máxima e duas novas opções de transmissões: automática esportiva, denominada Sport Lineartronic, de oito velocidades e opção de troca manual de marchas, e a manual de seis velocidades.
 
\"\"
 
O painel com dois instrumentos traz uma tela central de cristal líquido com 3,5 polegadas que exibe dados variados, como nível do óleo e do fluido do para-brisa, além da marcha utilizada no momento. Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas. Este mesmo material também é usado no volante e na alavanca do câmbio.
 
O WRX tem display LCD central multi-informações com 4,3 polegadas, que exibe inúmeras funções do veículo, entre elas imagens da câmera de ré, monitor de pressão do turbo, controles de áudio, Bluetooth e climatização, enquanto uma outra tela mostra a operação do sistema de controle de tração. O display também pode emitir alertas de manutenção. 
 
\"\"
 
A Subaru criou o primeiro modelo WRX em 1992, para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), categoria que a marca venceu por três vezes. O WRX traz este DNA de competição para as ruas com um motor Boxer turbo, com injeção direta de combustível (DIT), que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura. 
 
O motor Boxer turbo 2,0 litros conta com Subaru Dual Active Valve Control System (D-AVCS – duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler para alcançar 268 cv a 5.600 rpm, e torque de 37 kgfm na faixa entre 2.000 e 5.200 rpm. Com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.
 
\"\"
 
O WRX STI tem características herdadas dos modelos da marca que, por três vezes, conquistaram o Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship). Traz um motor também nascido nas provas de rali, o Boxer Turbo 2,5 litros, com potência máxima de 305 cv, que, aliado ao sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD) – uma tradição e especialidade da marca Subaru –, proporciona uma dirigibilidade única para o segmento dos sedans esportivos. 
 
Uma clara referência às corridas é a tela do display multifuncional que mostra a pressão do turbocompressor do motor Boxer. O WRX STI utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer – com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.
A tecnologia Multi-mode Vehicle Dynamics Control permite ao motorista do WRX STI intervir no funcionamento do controle de estabilidade, selecionando entre três tipos de programação disponíveis.
 
\"\"
 
O Subaru WRX STI também conta com o Diferencial Central com Controle do Nível de Bloqueio. Com esse dispositivo, o condutor do veículo pode selecionar a proporção da distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras, possibilitando o maior nível de aderência, nos mais variados tipos de terrenos. O sistema oferece a opção “auto”, em que essa distribuição é realizada de forma automática.
 
Exclusividade do WRX STI, o sistema de freios Brembo Performance utiliza discos Super Sport ventilados, com 13 polegadas de diâmetro na dianteira e 12,4 polegadas na traseira. O acionamento das pastilhas de freio é realizado por pinças de quatro cilindros, na dianteira, e por outras, de dois cilindros, nas rodas traseiras, ambas produzidas pela Brembo.
 
A CAOA importará o modelo, nas duas versões, no final do segundo semesre de 2015. 
 
\"\"