
Após a inauguração dos terminais do Itararé e do Livramento, marcada para a próxima quinta e sexta, o sistema de integração terá uma fase de adaptação. Nesse período, as mudanças poderão ser percebidas apenas nos finais de semana e vai beneficiar somente parte da zona Sudeste da capital.
Inicialmente, a integração da zona Sudeste poderá ser feita nos bairros Alto da Ressurreição, Redonda e Parque Jurema. “Essa medida foi necessária para que as pessoas se acostumem aos poucos com o novo sistema. Teremos ônibus específicos para fazer a integração e a expectativa é que em breve o serviço seja ampliado para os dias de semana e em toda zona Sudeste”, explicou o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior.
O gerente de planejamento do órgão, Vinícius Rufino, ressalta que a grande vantagem da integração é a redução do tempo das viagens, o que vai garantir mais agilidade ao transporte público. “O ônibus da linha alimentadora (bairro/terminal) fará uma viagem mais curta, com isso poderá retornar de forma mais rápida para o bairro. Ao mesmo tempo, o usuário terá um maior número de linhas com destino ao centro da cidade, que são as linhas troncais (terminal/centro)”, explicou. Ele ressalta que os usuários só vão conseguir fazer a integração se tiverem o cartão expresso.
A líder comunitária do Jardim Europa, Elioete Ferreira, mais conhecida como Aninha, acredita que, com o funcionamento dos terminais, o percurso dos ônibus ficará mais rápido. “As mudanças sempre geram muitas dúvidas, por isso estamos sempre explicando para a nossa comunidade como irá funcionar”, complementou.
Para Raimunda Alves, do Renascença III, os terminais estão muito bonitos e com todos os moradores estão torcendo para que ele comecem a funcionar. “Tudo no início pode parecer difícil, mas acreditamos que vai funcionar bem”, comenta.