No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Icoaraci, em Belém (PA), a arte tem se tornado uma poderosa ferramenta de transformação. Um dos usuários do serviço, participante da oficina terapêutica Recriarte, vem chamando atenção pela habilidade em produzir réplicas de carros utilizando materiais recicláveis, como papelão, cola e E.V.A.
A oficina Recriarte tem como objetivo estimular a criatividade, a convivência social e a reeducação ambiental, promovendo a reutilização de materiais e o compartilhamento de experiências de forma lúdica e terapêutica. Segundo a diretora do CAPS Icoaraci, psicóloga Elenita Aragão, os materiais usados nas atividades também contribui para a economia e para o desenvolvimento da autonomia dos participantes. Os profissionais estimulam as atividades, valorizando cada detalhe, cada conquista.

“Esse usuário do CAPS chegou ao atendimento com sua arte de fazer carros. Existem outros pacientes com outras habilidades que nos surpreendem. Para valorizar os trabalhos, já estamos nos organizando para promover uma feira onde eles possam apresentar e comercializar suas criações”, destacou Elenita Aragão. Entre as obras produzidas, está uma réplica de uma caminhonete Ranger de 1,15 metro de comprimento, adquirida pela própria diretora para presentear o filho, Arthur Aragão que tem autismo e gosta de carros.
“Arthur ama os automóveis. Ele não se comunica de forma verbal, mas demonstra o interesse, analisando o carro por inteiro. Comprei a picape para o Arthur, e também para contribuir com o trabalho feito com muito talento e dedicação”, ressalta Elenita.
O CAPS Icoaraci, Belém (PA) atende pessoas com transtornos mentais e sofrimento psíquico, oferecendo acompanhamento clínico e diversas oficinas terapêuticas. Dentro desse contexto, a Recriarte se destaca por promover inclusão social, geração de renda e valorização do potencial artístico dos participantes.











