
A Volkswagen do Brasil acaba de receber, pelo 15º ano consecutivo, o título de Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O título reconhece as empresas que desenvolvem ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos de funcionários e de comunidades, em áreas como assistência social, educação e saúde.
A empresa recebeu o título pela primeira vez em 2002 e tem renovado anualmente o reconhecimento. Entre os trabalhos de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil estão os projetos de Educação e Desenvolvimento Social oferecidos pela Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da companhia há 36 anos. A Volkswagen do Brasil também solicita responsabilidade social de seus fornecedores, por meio de contrato, incluindo cláusulas que proíbem o trabalho infantil e escravo, por exemplo. Ao receber o reconhecimento, a Volkswagen do Brasil tem autorização para continuar utilizando o selo Empresa Amiga da Criança, por mais um ano, em seus materiais de comunicação, site, produtos, entre outros.
“É com grande satisfação que comunicamos a renovação do selo oferecido pela Fundação Abrinq, o qual garante à Volkswagen do Brasil o título de Empresa Amiga da Criança pelo 15º ano consecutivo. Esse importante reconhecimento demonstra que a companhia tem um compromisso de responsabilidade social assumido e consolidado em prol da criança e do adolescente, demonstrando engajamento permanente com a causa”, afirma o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.
Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.
Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.