Home Notícias Volkswagen lança visionário carro conceito I.D. no Salão de Paris

Volkswagen lança visionário carro conceito I.D. no Salão de Paris

Comentários desativados em Volkswagen lança visionário carro conceito I.D. no Salão de Paris
Pense Novo! Obedecendo a essa linha de pensamento e com um veículo elétrico visionário, a Volkswagen está proporcionando uma fascinante antevisão da mobilidade do amanhã no Salão Internacional do Automóvel de Paris (que ocorre de 1º a 16 de outubro, na França). A apresentação mundial do I.D. é o ponto central da participação da empresa no evento. Com emissão zero de poluentes, o I.D. entrará em produção já em 2020 e dará início a uma nova geração de inovadores veículos elétricos.
Segundo o Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen, “em 2020, começaremos a apresentar ao mercado uma família completa de veículos elétricos. Todos eles serão baseados numa nova arquitetura veicular que foi desenvolvida especialmente e exclusivamente para veículos totalmente elétricos – não para veículos com motores a combustão ou híbridos plug-in. O I.D. é parte dessa nova era de veículos inteiramente elétricos, uma nova era automotiva: elétrico, conectado e com condução autônoma.”
 
A participação da Volkswagen no Salão de Paris reúne todas as três fases que, em conjunto, mostram o caminho do presente para o futuro: o I.D. apresenta o mundo do “dia depois de amanhã”.  O e-Golf de última geração – que terá sua apresentação mundial em novembro – representa o mundo de amanhã. Equipado com controle por gestos e com uma autonomia com emissão zero de até 300 quilômetros, o novo e-Golf vai estabelecer parâmetros de referência. O mundo de hoje está presente incorporado em modelos avançados da Volkswagen, como o novo Tiguan. Ele já garante aos clientes uma fascinante experiência digital em sua atual geração de modelos, com tecnologias como o Active Info Display e o mostrador head-up.
A Volkswagen está tomando um novo caminho com o I.D. Ele será o primeiro Volkswagen no mercado baseado no recém desenvolvido Modular Electric Drive Kit (MEB – plataforma modular elétrica). O I.D. está posicionado como um carro elétrico compacto, com o qual a Volkswagen quer expandir sua gama de modelos de alto volume paralelamente a best-sellers como o Polo, Golf, Tiguan e Passat. Ele será movimentado por um motor elétrico de 125 kW / 170 cv. Possibilitando uma autonomia de até 600 quilômetros e com preço ao nível do atual Golf com potência equivalente, o I.D. tornará o tema “emissão zero” um aspecto normal do uso diário do automóvel.
 
O I.D. apresenta uma linguagem de design totalmente nova da Volkswagen para veículos elétricos da categoria compacta. Pela primeira vez, o que se denomina Open Space Concept (conceito de espaço aberto) foi implementado em seu interior. Pouco mais curto que um Golf, o I.D. disponibiliza o generoso espaço interno de um Passat. Isto é possível graças à arquitetura do novo conceito de propulsão, com um motor elétrico no eixo traseiro e uma bateria de alta voltagem sob o assoalho do veículo, o que proporciona mais espaço e flexibilidade. Ao mesmo tempo, o I.D. já se projeta para o ano de 2025: ele é o primeiro carro conceito da Volkswagen capaz de funcionar de forma totalmente autônoma no modo “I.D. Pilot”. O “I.D. Pilot” é ativado através de um toque no logotipo da VW no volante, que é recolhido então para dentro do painel de instrumentos e dá ao motorista uma sensação de espaço totalmente nova.
A chave convencional do carro foi aposentada no I.D. No lugar dela, um smartfone será usado como uma “chave digital” para abrir o carro e permitir sua partida. A ideia por trás disso é que, no futuro próximo, quem guiar um Volkswagen ID terá sua própria “Volkswagen ID” (identidade Volkswagen). Essa identidade é um perfil individual que armazena informações como as preferências pessoais de posicionamento do banco e do sistema de climatização, as estações de rádio favoritas, regulagens do sistema de som, dados de contato dos amigos e parceiros de negócios e a configuração do sistema de navegação. Esse perfil é acessado através da Volkswagen Automotive Cloud.
 
O I.D. é o embaixador de uma nova estratégia de produto da Volkswagen, baseada em quatro campos de inovação:
Sustentabilidade Inteligente – a Volkswagen está avançando no desenvolvimento de modelos de carros elétricos inovadores de alto volume de produção;
Condução Automatizada – a Volkswagen fabricará carros ainda mais seguros e confortáveis através da condução autônoma;
Utilização Intuitiva – a Volkswagen foca em veículos que sejam intuitivos para operar, apresentando novos conceitos de display e controle;
Comunidade Conectada – no futuro, a Volkswagen vai interconectar pessoas, carros e o meio-ambiente através da identidade de usuário da Volkswagen.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

GM vai ampliar investimentos em carros elétricos e autônomos para US$ 35 bilhões até 2025

A GM vai adiantar a construção de duas novas fábricas de células de bateria Ultium nos EUA…