
Uma blitz de fiscalização realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) removeu seis veículos para o depósito do órgão na manhã da última quinta-feira (3). Além das remoções, 26 condutores foram autuados durante a ação, que aconteceu na avenida Universitária, zona Leste de Teresina.
Dentre as notificações feitas pelos agentes, a maioria dos motociclistas foram autuados por “dirigir veículo usando calçado inadequado” e, os motoristas por “conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório”.
De acordo com o gerente de Fiscalização e Apreensão do Detran-PI, Osvaldo de Carvalho Lima, a blitz tem o objetivo fazer com que os condutores cumpram com as normas de trânsito. “O foto principal é verificar se as leis estão sendo cumpridas. Como o motociclista estar utilizando o calçado adequado e o motorista portando sua documentação”, explica.
Educação
Paralelo as ações de fiscalização, o Detran-PI realiza diversas atividades educativas para tentar conscientizar o condutor da importância de respeitar as leis do trânsito. “As leis existem para organizar o trânsito e garantir a segurança de todos os envolvidos. A Escola Piauiense de Trânsito (EPT) trabalha essa questão em blitzen educativas e palestras durante todo o ano, lembrando os condutores da importância de respeitar a sinalização, os limites de velocidade e usar os itens de segurança. Em resumo, obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro”, informa Janaína Sousa, gerente da EPT.