A Citroën permanece no domínio do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), mesmo sem ter vencido nenhuma das provas da rodada dupla realizada no circuito de Moscou. A etapa russa reservou um terceiro lugar de Yvan Muller como melhor resultado para a marca, mas não abalou as lideranças de José María López no campeonato de pilotos e da Citroën no de fabricantes.
Sob um céu ameaçador, mas com pista totalmente seca, os carros alinharam para a corrida de abertura. Durante a volta de aquecimento, entretanto, houve uma chuva torrencial sobre o circuito, obrigando a direção de prova a atrasar a largada. Todos os carros foram configurados para correr com piso molhado, incluindo a troca para pneus com ranhuras.
Quando as luzes se apagaram, Tiago Monteiro assumiu a liderança à frente de Yvan Muller e Mehdi Bennani. José María López subiu para a quarta posição. Depois de algumas voltas, Muller assumiu a liderança. Monteiro foi incapaz de segurar off Bennani e López, e logo os três Citroën C-Elysée WTCC estavam nos primeiros lugares. Mas essa situação não durou muito: Gabriele Tarquini subiu para o terceiro lugar, não sem antes esbarrar no carro de José María López. Nick Catsburg logo fez o mesmo.
Tarquini passou Bennani e foi se aproximando de Muller. Depois de cinco voltas, o italiano assumiu a liderança e Yvan logo se viu sob a pressão de Catsburg. Lutando com as condições, Mehdi Bennani perdeu terreno, permitindo a Pechito López subir para quarto. Pouco depois da metade da prova, Catsburg subiu para segundo depois de passar Muller. López também cedeu o quarto lugar para Hugo Valente. Depois disso, os pilotos da Citroën Total mantiveram suas colocações até a bandeirada. O pódio de Yvan Muller foi o melhor resultado possível nessas circunstâncias.
Durante o breve intervalo antes da corrida principal, a pista russa foi mais uma vez encharcado por um aguaceiro e todos largaram com pneus para chuva. Mais uma vez, os Citroën C-Elysée WTCC começaram fortes: Yvan Muller e José María López entraram na primeira curva em sexto e sétimo lugares. Muito rapidamente, no entanto, eles perderam terreno para os concorrentes à frente, atormentados por uma total falta de aderência. Depois de três voltas, López, Bennani e Muller estava em sétimo, oitavo e décimo, respectivamente. A pista foi secando durante a corrida, mas ainda não era o caso de mudar para pneus slick. Os pilotos se concentraram em não cometer erros para garantir os melhores resultados possíveis. No final, José María López marcou os pontos do oitavo lugar e Mehdi Bennani foi odécimo, à frente de Yvan Muller, que terminou fora da zona de pontuação.
Apesar do final de semana decepcionante, a Citroën mantém uma vantagem de 172 pontos no Campeonato Mundial. Entre os pilotos, José María López ampliou sua vantagem, agora com 105 pontos de vantagem sobre Mehdi Bennani e Tiago Monteiro. Yvan Muller está em quinto lugar, apenas nove pontos atrás dos dois pilotos segundos colocados. A classificação do campeonato foi revista após ser confirmada a exclusão da Honda dos resultados da prova de Marrakech, anunciada na semana anterior à etapa de Moscou.
Campeonato Mundial de Carros de Turismo (FIA WTCC) – Moscou, 12 de junho
Prova 1
1. Gabriele Tarquini (Lada Vesta WTCC)
2. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
3. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
4. Hugo Valente (Lada Vesta WTCC)
5. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
6. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
7. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
8. James Thompson (Chevrolet RML Cruze TC1)
9. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
10. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
14. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
16. Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)
Prova 2
1. Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
2. Gabriele Tarquini (Lada Vesta WTCC)
3. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
4. Rob Huff (Honda Civic WTCC)
5. Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
6. James Thompson (Chevrolet RML Cruze TC1)
7. Hugo Valente (Lada Vesta WTCC)
8. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
9. Ferenc Ficza (Honda Civic WTCC)
10. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
11. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
13. Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)
16. Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
Campeonato Mundial
Pilotos
1. José-María López: 223 pontos
2. Mehdi Bennani: 118 pts
3. Nick Catsburg: 118 pts
4. Tiago Monteiro: 112 pts
5. Yvan Muller: 109 pts
6. Norbert Michelisz: 105 pts
7. Gabriele Tarquini: 104 pts
8. Rob Huff: 102 pts
9. Tom Chilton: 84 pts
10. Hugo Valente: 68 pts
15. Grégoire Demoustier: 11 pts
Fabricantes
1. Citroën: 523 pontos
2. Honda: 351 pts
3. Lada: 323 pts
4. Polestar Volvo: 145 pts