Home Notícias Comissão da Câmara proíbe uso de pneus para demarcar áreas e proteger contra danos em veículos

Comissão da Câmara proíbe uso de pneus para demarcar áreas e proteger contra danos em veículos

Comentários desativados em Comissão da Câmara proíbe uso de pneus para demarcar áreas e proteger contra danos em veículos
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou proposta que proíbe o uso de pneus como proteção contra danos a veículos e como demarcação de áreas e vias de circulação em estacionamentos, garagens, pistas de kart, autódromos e espaços semelhantes ao ar livre. O objetivo é evitar o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Adail Carneiro (PP-CE), ao Projeto de Lei 5212/16, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB). O projeto original proíbe o uso dos pneus apenas em estacionamentos ao ar livre.
O substitutivo excetua da proibição do uso de pneus as áreas e vias de circulação de competições automobilísticas. Segundo o relator, muitas vezes essas competições estão sujeitas a regras definidas internacionalmente. Porém, conforme o texto, os organizadores dessas competições deverão adequar o uso de pneus a normas de conservação que eliminem a possibilidade de acúmulo de água e que serão definidas pelo Poder Executivo.
Sanções
A inobservância das medidas sujeitará os infratores à notificação com fixação de prazo para a regularização; advertência; multa no valor de R$ 1 mil por unidade de pneu, que será aplicada em dobro no caso de reincidência; e cassação do alvará de funcionamento.

Fonte: Agência Câmara Notícias
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Marcopolo tem novo modelo direcionado ao fretamento

Veículo oferece desempenho operacional focado no fortalecimento do setor de fretamento Com…