Home Notícias Detran-PI inicia ações do Maio Amarelo

Detran-PI inicia ações do Maio Amarelo

Comentários desativados em Detran-PI inicia ações do Maio Amarelo
Órgãos e entidades ligadas ao trânsito do Estado atuarão em conjunto para reduzir os índices de acidentes e de infrações durante o mês de maio através da campanha mundial Maio Amarelo – Atenção Pela Vida. A programação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) terá início na manhã desta sexta-feira (8) com uma mobilização no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, das 7h às 9h e, contará com a presença do Sistema Nacional do Trânsito.               
Até o dia 28, o departamento realizará ações educativas e de fiscalização na capital e no interior do Estado. O trabalho conta com a parceria da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran), Faculdade de Ciências Médicas (Facime), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), dentre outras instituições públicas e privadas. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar e integrar as ações do Maio Amarelo.
Segundo a coordenadora das atividades, Kisley Urtiga, o objetivo das ações é sensibilizar e conscientizar sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano. “É preciso que todos se conscientizem da importância de cumprir as regras e condutas de trânsito para que todos estejam seguros nesse espaço”, declara. Ela explica que o amarelo é um simbolismo da cor do semáforo, que pede atenção ou cuidado. É um sinal de alerta para a sociedade em relação à problemática do trânsito.
Para a diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Jeovanna Moura, a campanha vem reforçar o trabalho de prevenção de acidentes que o Detran já vem desenvolvendo. “A meta do governo do Estado é zero acidentes e estamos trabalhando para isso. O Maio Amarelo chegou e esse é mais um convite à reflexão do nosso comportamento, seja pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas. Sejamos responsáveis, pratiquemos gentileza. Vamos ser multiplicadores dessa idéia”, destaca a diretora, informando que ainda estão previstas ações de educação nas cidades do interior do Estado para reforçar a campanha Maio Amarelo.
 
Maio Amarelo – Atenção Pela Vida
 
Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos e prédios e/ou monumentos públicos recebem uma iluminação especial. Em Teresina, a Ponte João Isidoro França – a Ponte Estaiada – ficará amarela, durante todo este mês.
Programação das Ações Maio Amarelo
Dia 08/05
Ação: Blitz Educativa
Horário: 07h às 9h
Local: Cruzamento das Avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa
Dia 13/05
Ação: Visita as Repartições Públicas
Horário: 8h às 10h
Local: Centro Administrativo
Dia 15/05
Ação: Blitz Educativa
Horário: 7h às 9h
Local: Avenida Joaquim Nelson, bairro Dirceu
Dia 17/05
Ação: Exposição e desfile de Carros Antigos
Horário: 10h às 11h
Local: Ponte Estaiada
Dia 19/05
Ação: Visita aos postos do Detran 
Horário: 8h às 10h
Dia 22/05
Ação: Palestra Educativa
Horário: 10h às 11h
Local: Escola Municipal Lunaval Costa, Dirceu
Dia 26/05
Ação: Palestra Educativa
Horário: 10h às 11h
Dia 26/05
Ação: Passeio Ciclístico Pedal Noturno
Horário: 20h
Local: Concentração na Avenida Nossa Senhor de Fátima, n° 1324
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

23ª Copa Brasil de Kart tem sua programação divulgada para disputa em Aracaju

Segundo maior evento do kartismo nacional acontecerá entre os dias 20 e 30 de julho no Kar…