Home Notícias Grupo Volkswagen publica novo relatório de sustentabilidade

Grupo Volkswagen publica novo relatório de sustentabilidade

Comentários desativados em Grupo Volkswagen publica novo relatório de sustentabilidade
O Grupo Volkswagen publicou um novo relatório de sustentabilidade. Anteriormente, trechos exclusivos haviam sido publicados via Twitter. Pela primeira vez, o relatório inclui análises de membros do Conselho de Administração sobre condutas de responsabilidade econômica, ambiental e social, bem como artigos focando em temas atuais.  No ano passado, o Grupo definiu 16 campos de ação com o objetivo de fazer mais progressos na jornada para se tornar a empresa automobilística mais sustentável do mundo.
“Como uma das maiores companhias industriais do mundo, nós carregamos uma responsabilidade especial”, destaca o Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft: “E nós queremos usar o nosso poder em benefício das pessoas, do ambiente e da sociedade. Para nós, a sustentabilidade não é algo que ‘seria legal ter’. A sustentabilidade é um atributo real, mensurável e essencial ao nosso negócio”.
Os temas-chave do Grupo em relação à política de sustentabilidade vão da satisfação do cliente às relações com fornecedores, da saúde à igualdade de oportunidades, da mobilidade inteligente e networking a veículos elétricos que respeitem o meio ambiente. Winterkorn: “O mundo em que vivemos e trabalhamos está mudando mais dramaticamente e mais rapidamente do que nunca antes. Enquanto empresa, devemos levar nossos clientes, parceiros e empregados conosco no caminho para a mobilidade do futuro. Orientação, segurança e confiança – esses valores são e continuarão sendo a base do progresso tecnológico.”  Bernd Osterloh, Presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores do Grupo Volkswagen complementou: “A pobreza deve ser combatida, a natureza deve ser protegida e a cultura deve ser nutrida – as empresas não devem se esquivar dessas responsabilidades sociais.”
Os destaques do relatório incluem os 57 modelos diferentes com um máximo de 95 g CO2/km e uma redução de 19,3% no impacto ambiental pela produção em quatro anos. A Volkswagen apoia 200 projetos sociais em todo o mundo. Em Pune, na Índia, uma nova fábrica e 69 fornecedores criaram 13.500 novos postos de trabalho.
A Chance to Play no Brasil
O relatório também destaca que os empregados do Grupo Volkswagen doaram mais de € 2 milhões para o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido no Brasil pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen. As arrecadações voluntárias foram feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais.
Lançado no Brasil em janeiro de 2013, o programa beneficiou milhares de crianças e adolescentes no Brasil por meio dos 12 projetos sociais desenvolvidos no entorno das quatro fábricas da Volkswagen no País: São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP – fábrica de motores), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Os 12 projetos sociais utilizaram o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e uma cultura de paz.
O programa também capacitou 95 ONGs e 840 educadores, com apoio da Fundação Volkswagen e do Cenpec ao promover cursos, workshops, seminários e uma conferência. A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas como forma de promover cidadania e paz.
Esta é a segunda vez que o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é realizado; a primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

23ª Copa Brasil de Kart tem sua programação divulgada para disputa em Aracaju

Segundo maior evento do kartismo nacional acontecerá entre os dias 20 e 30 de julho no Kar…