terça-feira, julho 28, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
No Result
View All Result
Motor Mais
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
No Result
View All Result
Motor Mais
No Result
View All Result
Home NOTÍCIAS

Piauí tem mais de 2 mil veículos para locação

Redação por Redação
abril 24, 2017
em NOTÍCIAS
Citroen
Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), 115 empresas do setor de locação de veículos operam atualmente no Piauí. Juntas, essas locadoras possuem 2.465 veículos emplacados no estado, equivalentes a 4,00% da frota disponível para o aluguel em toda a região Nordeste.
Pela primeira vez, a ABLA utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Trata-se de uma empresa autorizada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e que é também a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.
Das 115 locadoras ativas no Piauí (3,77% do total de locadoras da região Nordeste), 101 alugam veículos sem motorista, enquanto 14 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Das 115 empresas piauienses, 76 são de pequeno porte, com até nove veículos na frota. As locadoras de médio e grande porte no estado somam 39 empresas.
Aleksander Rangel, diretor da ABLA no Ceará e no Piauí, diz que em termos nacionais o setor de locação de veículos já é responsável por comprar quase 11% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos por ano no Brasil. “As empresas de locação são as maiores clientes das montadoras que trabalham no país”, diz Rangel.
Do total de 2.465 veículos reunidos nas locadoras piauienses, a maior parte está nas empresas que fazem o aluguel sem motorista. Essas empresas têm 2.397 veículos, enquanto as locadoras que atuam prestando o serviço com motorista reúnem uma frota de 68 veículos no Piauí.
Brasil – O faturamento nacional com a locação de automóveis e comerciais leves atingiu R$ 12,1 bilhões no ano passado. Conforme a pesquisa há 11.199 empresas de locação de veículos ativas junto à Receita Federal, com frota de pelo menos um veículo registrado em sua propriedade nos órgãos competentes de Trânsito.
Das 11.199 empresas de locação ativas, 3.150 (28,1%) são locadoras com frota superior a nove veículos, enquanto 8.049 locadoras (71,9%) possuem frota entre um e até nove veículos.
A terceirização de frotas (45%), que é o aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada, teve a maior participação no faturamento de R$ 12,1 bilhões do setor. O aluguel para turismo de lazer (25%) e a locação de veículos para profissionais em viagens de negócios (17%) completaram os nichos mais importantes para o para a locação em 2016.
No Brasil, a frota total das locadoras soma 660.277 unidades (incluídos também ônibus, micro-ônibus, caminhões e motos). Fiat e Chrysler (24,23%), Volkswagen (19,23%), General Motors (15,03%), Renault (13,5%) e Ford (11,13%) são as montadoras que possuem maior participação nessa frota.
Os modelos econômicos (carros populares, “de entrada”) representam 44,99% dos carros das locadoras, seguidos pelos modelos compactos (22,62%) e veículos executivos (6,37%). Os utilitários e vans já representam quase 20% do total (19,63%) da frota das empresas de locação.
Conforme a pesquisa da ABLA, os emplacamentos de veículos Zero km feitos pelas locadoras em 2016 chegaram 230.285 novas unidades, entre automóveis, comerciais leves, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e caminhões. Exclusivamente entre automóveis e comerciais leves, foram 217.848 unidades emplacadas pelas locadoras no ano passado.
Em 2016, a Fiat e a Chrysler foram responsáveis por 19,96% dos veículos Zero km vendidos para locadoras. Em segundo lugar nas vendas do ano para locadoras ficou aGM (16,8%), seguida pela Renault (16,13%), Ford (13,31%), Hyundai (11,89%) e Volkswagen (9,57%).

Related Posts

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia
NOTÍCIAS

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador
CAMINHÕES

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim
AUTOMÓVEIS

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://motormais.com/wp-content/uploads/2026/06/Citroen_Thiaguinho_desdobramento_1920x1080-1.mp4

Recentes

Chevrolet lança S10 Trail Boss, a versão mais radical da picape

Chevrolet lança S10 Trail Boss, a versão mais radical da picape

“48 Horas Eletrizantes” quebra recorde e vende mais de 4.600 carros

“48 Horas Eletrizantes” quebra recorde e vende mais de 4.600 carros

Dia do Motociclista reforça papel estratégico dos profissionais na logística urbana

Dia do Motociclista reforça papel estratégico dos profissionais na logística urbana

Hyundai anuncia produção de novo modelo nacional na fábrica de Piracicaba

Levantamento do NaPista mostra que o Hyundai HB20 foi o carro mais buscado na plataforma no primeiro semestre

Venda de seminovos aumenta em quase 8%: o que você precisa saber antes de trocar de carro?

Financiamento de veículos cresce 10,9% no semestre e tem melhor início de ano desde 2008

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas