• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
DICAS E SERVIÇOS
Postado no dia 7 dez. 2022

Qual é a diferença entre manutenção corretiva, preditiva e preventiva?

Qual é a diferença entre manutenção corretiva, preditiva e preventiva?

Com a manutenção certa, você consegue reduzir custos e diminuir o número de acidentes

É importante manter a manutenção dos veículos sempre em dia e não apenas em épocas de viagens de férias, como o período de dezembro. Mas você é do tipo que só manda os veículos para a oficina quando acontece alguma avaria? Ou você é do tipo precavido(a)? Para falar mais sobre os tipos de manutenção, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, separou algumas diferenças para que você possa saber qual é a ideal para o seu automóvel, confira:

Manutenção Corretiva – Este tipo de manutenção é feito quando a avaria já ocorreu, para fazer com que o veículo volte ao seu estado inicial. Levando a gastos maiores e deixando o veículo parado por um tempo não programado.

Manutenção Preditiva – Feita para antecipar possíveis problemas, a manutenção preditiva tem a ajuda da tecnologia para coletar dados referentes ao veículo. Por precisar da tecnologia, este tipo de manutenção requer um custo de investimento mais alto, mas em contraponto, é uma das manutenções que proporciona maior redução de custos.

Manutenção Preventiva – Assim como na preditiva, a manutenção preventiva também tem a intenção de antecipar problemas, mas com um custo-benefício um pouco menor. Isto porque, não é necessário recursos tecnológicos para evitar avarias. A recomendação na manutenção preventiva é elaborar um cronograma de manutenção, de acordo com a circulação da frota, tipo de veículos e as exigências de cada um deles.