segunda-feira, novembro 17, 2025
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
No Result
View All Result
Motor Mais
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
No Result
View All Result
Motor Mais
No Result
View All Result
Home NOTÍCIAS

Setor de motocicletas inicia 2018 com estabilidade no volume de produção

Redação por Redação
fevereiro 9, 2018
em NOTÍCIAS
Citroen
As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) iniciaram 2018 com estabilidade nos volumes de produção: no primeiro mês do ano saíram das linhas de montagem 81.306 unidades, o que representa redução de apenas 0,4% na comparação com igual período de 2017 (81.646) e alta de 17,8% sobre dezembro (69.008). Os dados são da ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. A estimativa do setor é de crescimento de 5,9% no volume a ser produzido em 2018.
O cenário foi mais positivo em vendas no atacado – para  concessionárias –, com 71.967 unidades. No período, os negócios no atacado registraram avanço de 7,2% na comparação com janeiro de 2017 (67.136 unidades) e de 5% sobre dezembro (68.534).
Entre as categorias mais comercializadas, destaque para o segmento Street que aparece no topo do ranking, com 50,7% de participação (36.480 unidades); em segundo lugar está a Trail, com 22,9% (16.469) e em terceiro a Motoneta, com 13,5% (9.731). Já o Scooter ficou com a quarta posição (4.696), o que representa participação de 6,5%. Em quinto lugar, aparece a Naked com 1.898 unidades, o que corresponde a 2,6% do mercado.
Emplacamentos
Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), as vendas no varejo totalizaram 76.993 unidades em janeiro, alta de 13,9% sobre as 67.596 motocicletas emplacadas no mesmo período do ano anterior. O resultado mostra que este foi o melhor início de ano desde 2014, quando foram emplacadas 133.632 unidades. “Fazia três anos que as vendas não começavam com números positivos e isto evidencia que as projeções de retomada vão se consolidar ao longo de 2018”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Houve uma redução de apenas 0,6% na comparação de janeiro do presente ano com dezembro passado, porém aquele tinha sido o mês com maior volume de vendas de motocicletas no varejo em 2017, totalizando 77.437 unidades.
Exportações
As exportações iniciaram o ano com crescimento expressivo de 42,6% em janeiro (8.227 unidades) na comparação com o mesmo mês do ano passado (5.769). Na confrontação com dezembro, a alta foi de 15,8% (7.107 unidades). A Argentina foi o principal destino das motocicletas embarcadas para outros países, com 6.478 unidades. Em seguida aparecem Austrália (448) e Bolívia (282 unidades).

Confira a seguir as características básicas das motocicletas de cada categoria:
Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.
Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.
Motoneta – motociclo tipo underbone, pilotado com o condutor na posição sentado, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.
Scooter – Motociclo pilotado com o condutor na posição sentado e dotado de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.
Naked – Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão “sport”, sem a carenagem.
Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.
Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.
Custom – Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de estradeiras, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.
Sport – Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.
Ciclomotor – Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos.
Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para a utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

Related Posts

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia
NOTÍCIAS

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador
CAMINHÕES

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim
AUTOMÓVEIS

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://motormais.com/wp-content/uploads/2025/04/HV_CIT_BASALT_30_ONLINE_v28_MIX_COR_v03_MIX_SemOferta_COPIA_DIGI.mp4

Recentes

São Luís (MA) testa ônibus elétrico da TEVX HIGER

São Luís (MA) testa ônibus elétrico da TEVX HIGER

Uma grande aventura: viagem de carro elétrico até a Islândia com o MINI Countryman SE ALL4

Uma grande aventura: viagem de carro elétrico até a Islândia com o MINI Countryman SE ALL4

DAF Caminhões celebra a produção do veículo 50 mil e entrega unidade comemorativa à TransJordano

DAF Caminhões celebra a produção do veículo 50 mil e entrega unidade comemorativa à TransJordano

Peugeot traz pela primeira vez o E-208 GTi no Salão do Automóvel de São Paulo

Peugeot traz pela primeira vez o E-208 GTi no Salão do Automóvel de São Paulo

Pós-venda da Omoda & Jaecoo alcança nota de excelência no Reclame Aqui

Pós-venda da Omoda & Jaecoo alcança nota de excelência no Reclame Aqui

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas