• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 2 dez. 2022

Stellantis e Qinomic se unem para desenvolver retrofit elétrico de veículos comerciais leves

Stellantis e Qinomic se unem para desenvolver retrofit elétrico de veículos comerciais leves

Stellantis e Qinomic assinaram uma parceria estratégica para desenvolver uma solução de retrofit para converter Veículos Comerciais Leves com motor de combustão interna em uma corrente de transmissão elétrica

A Stellantis N.V. e a Qinomic, empresa de alta tecnologia especializada em soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade, firmam parceria para criar uma prova de conceito para converter veículos comerciais leves com motor de combustão interna para trem de força elétrico, enquanto garantem que a qualidade e as especificações OEM sejam mantidas, como segurança, durabilidade, homologação.

“Estou muito feliz que a Stellantis esteja trabalhando com a Qinomic no desenvolvimento desta tecnologia de retrofit”, disse Alison Jones, Senior Vice President da Stellantis, Circular Economy Business Unit. “Essa inovação oferece aos clientes profissionais a opção de converter suas vans atuais em elétricas, prolongar a vida útil de seus veículos e atender aos requisitos legislativos e de mobilidade.”

Ampliar a vida útil e o uso do veículo está no cerne da Circular Economy Business Unit da Stellantis, que está liderando a iniciativa em colaboração com o Commercial Vehicle Business Unit e o Stellantis Ventures Studio.
A solução de retrofit elétrico visa proteger a liberdade de mobilidade com uma opção acessível que atende à necessidade dos clientes de ampliar a vida útil de seus veículos e continuar as atividades comerciais enquanto acessa zonas de baixas emissões (LEZ) nas cidades.

De acordo com o EIT* Urban Mobility Report, o número de zonas de LEZ na Europa aumentou 40% nos últimos três anos e continuará a aumentar como parte da aplicação dos regulamentos de acesso de veículos urbanos. O impulsionador desse aumento é o plano European Green Deal, destinado a incentivar a transição para veículos e mobilidade mais limpos.

O retrofit elétrico é uma solução sustentável e acessível para clientes que desejam mudar para emissões zero e reduzir o custo total de propriedade, mantendo seus veículos.

“A tecnologia de retrofit reforçará a liderança da Stellantis em soluções de mobilidade com emissão zero para clientes profissionais, complementando nossa linha completa de furgões eletrificados”, disse Xavier Peugeot, Stellantis Senior Vice President, Commercial Vehicle Business Unit.

O projeto confirma o compromisso da Stellantis com a inovação e a vontade de contar com parceiros que apoiem seu plano de eletrificação. A Stellantis tem uma estratégia de descarbonização líder do setor com uma meta ambiciosa de carbono líquido zero até 2038, conforme descrito no plano estratégico Dare Forward 2030.

“Estamos entusiasmados com esta nova parceria estratégica com a Stellantis”, disse Frédéric Strady, Cofundador e CEO da Qinomic. “É uma etapa importante no desenvolvimento da Qinomic, que nos permitirá finalizar e implementar algumas das soluções técnicas inovadoras que estamos desenvolvendo para a indústria de retrofit.”

A conclusão bem-sucedida deste desenvolvimento conjunto em 2023 e o feedback positivo dos clientes sobre o desempenho dos carros de demonstração levarão à implementação e comercialização a partir de 2024, primeiro na França e depois lançado para toda a Europa.

“Em um mercado impulsionado pela demanda de última milha, as restrições de acesso à cidade em breve exigirão que os proprietários recentes de LCV procurem uma solução para converter para emissão zero”, disse Eric Laforge, Vice President da Stellantis, Enlarged Europe Light Commercial Vehicles. “Uma tecnologia de retrofit como essa permitirá que a Stellantis dê suporte a essa tendência.”