Home Notícias WEC: Com Lucas di Grassi no elenco, Audi disputa etapa final no Brasil

WEC: Com Lucas di Grassi no elenco, Audi disputa etapa final no Brasil

Comentários desativados em WEC: Com Lucas di Grassi no elenco, Audi disputa etapa final no Brasil

 

 
\"\"O autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai sediar pela primeira vez em sua história a etapa de encerramento do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A oitava e última prova da temporada 2014 está marcada para este domingo (30), com largada prevista para as 13h e duração de seis horas. Será a primeira vez desde a criação do WEC que o título de construtores é definido somente na prova final – já que a Audi venceu por antecipação esta disputa em 2012 e 2013. 
 
Se para a Audi a etapa paulista representa o final de uma temporada emocionante, para pelo menos um de seus pilotos, o dinamarquês Tom Kristensen, a prova de São Paulo significa ainda mais. A etapa deste domingo marca a despedida das pistas do maior vencedor das 24 Horas de Le Mans, que passará a ter outras funções que não a de piloto no staff da Audi Sport. Nesta prova ele dividirá o Audi e-tron quattro #1 com o brasileiro Lucas di Grassi e com o francês Loic Duval.
 
No campeonato, Kristensen e di Grassi ocupam a quarta posição na classificação geral, com 102 pontos, e ainda têm chances matemáticas de conquistar o vice-campeonato. O trio do R18 e-tron quattro #2 da Audi, formado por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, ocupa atualmente a segunda posição com 117 pontos. Pilotos da Toyota e da Porsche também lutam pelo vice-campeonato, o que torna a disputa deste fim de semana ainda mais emocionante. O título de pilotos já está definido em favor de Anthony Davidson e Sebastien Buemi (Toyota).
 
A disputa entre os construtores está difícil para a Audi, mas ainda restam chances matemáticas. A diferença na tabela entre a marca das quatro argolas e a Toyota é de 40 pontos, sendo que 44 estão em jogo em São Paulo. Esta, de certa forma, é uma situação atípica para a Audi. Em 2012, a conquista veio a três corridas do encerramento do calendário e, em 2013, o sucesso se confirmou de forma ainda mais impressionante: restando quatro de oito provas.
 
A decisão da atual temporada ocorrerá em um circuito adorado por boa parte dos pilotos. Com suas subidas e descidas, além de sequencias de curvas desafiadoras, Interlagos é uma pista de corridas à moda antiga. Apesar de ter recebido novo asfalto neste ano, suas principais características a distinguem de outros traçados mais modernos, o que agrada bastante os competidores.
 
\"\"
 
A corrida deste fim de semana será importante para a Audi não apenas no aspecto esportivo. Em outubro deste ano, a empresa aumentou suas vendas no Brasil em 84,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que a venda de modelos Audi praticamente dobrou para 10.866 unidades em apenas um ano. A partir de 2015, a Audi voltará a ter uma fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais (PR).
 
Para o piloto Lucas di Grassi, correr em casa pela Audi é algo que sempre será lembrado com carinho. Foi nas 6 Horas de São Paulo de 2012 que Lucas fez sua estreia pela Audi Sport Team Joest, prova que abriu as portas para sua posterior efetivação na equipe.
 
Lucas di Grassi sobre o Autódromo de Interlagos
 
"Sou nascido em São Paulo e fiz minha estreia pela Audi nesta pista em 2012. É por isso que a prova de encerramento da temporada será um evento especial para mim. Interlagos, claramente, é uma pista diferente dos circuitos construídos recentemente ao redor do mundo. E é uma das duas únicas pistas do calendário em que pilotamos no sentido anti-horário. Além disso, as diferenças de relevo podem ser percebidas facilmente, tanto que já na primeira sequencia de curvas do circuito pilotamos em descida, em um ponto onde é muito fácil bloquear as rodas. Entre as curvas três (Sol) e cinco (Laranjinha), a pista é bastante veloz. Logo em seguida, temos de nos adaptar a um trecho muito sinuoso. A curva 13 (Junção) é seguida por um longo trecho em subida, onde é preciso retomar a aceleração o mais cedo possível, e de forma eficiente". 
 
 
Programação
Sexta, 28 de novembro
13:00 – 14:30 / Treino Livre 1
17:30 – 19:00 / Treino Livre 2
 
Sábado, 29 de novembro
10:00 – 11:00 / Treino Livre 3
15:20 – 15:45 / Treino de Classificação LMP1 e LMP2
 
Domingo, 30 de novembro
13:00 – 19:00 / Corrida (6 Horas)
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

PAC da VW é certificado pela primeira vez pelo sistema ISO 50.001

Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil conquista sua primeira certificação e…