O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) intensificou a realização das blitz de fiscalização em Teresina. De acordo com o gerente de Fiscalização e Apreensão do Detran-PI, Osvaldo de Carvalho Lima, a fiscalização acontece agora nos turnos manhã, tarde e noite em diversos pontos da capital.
“Mudamos nossa sistemática e agora deverá haver três a quatro blitzen por dia. Elas acontecerão em pontos variados da cidade e, algumas vezes, de forma simultânea, com foco em verificar o licenciamento e o uso dos itens de segurança, principalmente dos motociclistas, que representam o maior número de acidentados no trânsito”, explicou Osvaldo Lima.
Na manhã desta quinta-feira (19), o Detran realizou uma blitz na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina. Foram fiscalizados 123 veículos. A ação resultou em 33 notificações. Doze documentos de licenciamento de veículo e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram apreendidos.
Além disso, a fiscalização apreendeu 13 motocicletas e 3 veículos. Após a apreensão, os proprietários deverão procurar o Detran dentro de um prazo de 60 dias para regularizar a situação, para evitar que os veículos sejam destinados ao leilão, forma de quitação das pendências com o órgão.
Educação
Além da fiscalização, o Detran-PI também realiza blitzen educativas com papel preventivo. “Estamos permanentemente abordando condutores para falar sobre as normas de trânsito. Essas ações são importantes para que o condutor seja lembrado da importância de respeitar as leis de trânsito, evite ser multado e, principalmente, previna acidentes”, informa Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).