
O volume de financiamento de veículos novos e usados no Piauí somou 4.994 unidades em maio, queda de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados. As vendas financiadas de motos zero quilômetro superaram as outras categorias de veículos no estado, ao totalizarem 2.274 unidades no período.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Do total financiado no estado em maio, entre novos e usados, 2.540 foram automóveis leves, queda de 19,6% em relação ao mesmo mês de 2015, e 2.362 motos, recuo de 27,6% também em comparação no mesmo período do ano anterior.
O Nordeste atingiu 66.991 veículos financiados no mês de maio, queda de 20,5% em relação ao mesmo período de 2015. O estado manteve a liderança nos financiamentos de motos em todo o Brasil, ao somar 21.480 unidades negociadas.
O total de veículos financiados no Brasil no quinto mês do ano somaram 376.535 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, uma queda de 13,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Veículos novos somaram 145.498 unidades vendidas a crédito, enquanto os usados chegaram a 231.037.
O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.