sábado, abril 18, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
No Result
View All Result
Motor Mais
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
No Result
View All Result
Motor Mais
No Result
View All Result
Home NOTÍCIAS

Strans expediu 4.850 cartões para vaga especial de estacionamento este ano em Teresina

Redação por Redação
julho 11, 2018
em NOTÍCIAS
Citroen

Cartões para vagas de estacionamento especial são destinados a idosos e pessoas com deficiência.

De janeiro a junho deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já expediu 4.343 cartões de estacionamento para vaga especial para idoso e 507 pessoas com deficiência. As pessoas que estão solicitando o cartão de estacionamento para vaga especial recebem o documento no momento em que fazem a solicitação.

O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo território nacional. É um direito garantido pela fiscalização constante que o órgão de trânsito do município realiza.

Neste primeiro semestre do ano, a superintendência registrou 175 notificações por desrespeito a vaga especial para idoso e 73 por desrespeito à vaga especial para pessoa com deficiência. De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, já é possível perceber que há uma mudança de comportamento na população em relação ao respeito ao cumprimento da lei. “Na verdade, estamos realizando a fiscalização desses estacionamentos desde o ano passado. Já percebemos que as pessoas estão mudando o comportamento, mas é sempre bom lembrar que o trânsito é um espaço para todos, por isso é importante respeitar as vagas especiais para pessoas idosas e com deficiência”, afirma.

O diretor reforça que as pessoas que necessitam usar a vaga especial geralmente têm problemas de mobilidade, por isso precisam estacionar seus veículos próximo a entradas e saídad de supermercados, shoppings e estabelecimentos comerciais. “É preciso ficar claro que o uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo. (Art.181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro)”, finalizou.

Para fazer o cadastro do cartão para idoso, a pessoa deve acessar o site da Prefeitura de Teresina, imprimir o requerimento, assinar e juntamente com as cópias da identidade, CPF ou CNH e comprovante de residência e ir até a Strans dar entrada. No mesmo momento ela recebe o cartão. Já a pessoa com deficiência para se cadastrar precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID).

As pessoas idosas e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas especiais nas vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, VI CTB) nos shoppings e estabelecimentos comerciais, entretanto essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.

Tags: EstacionamentostransTeresinaVaga especial

Related Posts

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia
NOTÍCIAS

Marcopolo entrega ônibus elétricos articulados para o BRT de Goiânia

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador
CAMINHÕES

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim
AUTOMÓVEIS

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://motormais.com/wp-content/uploads/2025/04/HV_CIT_BASALT_30_ONLINE_v28_MIX_COR_v03_MIX_SemOferta_COPIA_DIGI.mp4

Recentes

Fiat Mobi chega em sua linha 2026 com o interior remodelado e novos equipamentos

Fiat Mobi celebra 10 anos de história com 700 mil unidades produzidas

Rafaela Ferreira, piloto da F1 Academy, é a nova embaixadora da Ford Brasil

Rafaela Ferreira, piloto da F1 Academy, é a nova embaixadora da Ford Brasil

Volvo Car Brasil supera os 8.684 carros vendidos e comemora seu melhor ano

Volvo EX30 é o carro premium mais emplacado na primeira quinzena de abril

Geely EX5 EM-i estreia no Brasil com foco em eficiência, tecnologia e ampla autonomia

Geely EX5 EM-i estreia no Brasil com foco em eficiência, tecnologia e ampla autonomia

O novo BMW i7: Sustentabilidade no produto e na produção

O novo BMW i7: Sustentabilidade no produto e na produção

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas